Alunos das turmas A e B do PEEM do Lourival Pinho e turma do Henrique Lima, leiam esse texto e façam suas considerações acerca do mesmo. Deixe seu comentário abaixo do texto.
1. A atitude filosófica não é uma atitude natural. Qualquer indivíduo de forma imediata face à realidade não começa a examiná-la de forma especulativa. Pelo contrário, o que é natural é que se centre na resolução problemas práticos, que se guie pelo senso comum, tendo em vista resolver certas necessidades imediatas ou interesses concretos (atitude natural). Ninguém pode viver sem se adaptar constantemente às condições do seu mundo. Estas exigências de sobrevivência tendem, naturalmente a sobrepor-se a todas as outras preocupações.
2.Embora o homem seja inseparável das suas circunstâncias, não pode todavia ser reduzido a uma mero produto das mesmas. Ele está permanentemente a ser confrontado com novos problemas que o colocam perante novas situações imprevisíveis, e que o obrigam a alargar os seus horizontes de compreensão da realidade. Cada mudança pode representar, assim, uma nova possibilidade para ampliar o conhecimento. Trata-se de uma possibilidade, não algo que necessariamente tenha que acontecer a todos os homens nas mesmas circunstâncias e em todas as ocasiões.
3. Estas mudanças frequentemente inquietam-nos ou maravilham-nos, despertando a nossa curiosidade sobre o porquê das coisas, levando-nos a questionar o que nos rodeia. Ao fazê-lo estamos a distanciarmo-nos da realidade, que de repente se tornou estranha ou mesmo enigmática. Esta atitude reflexiva, pode-nos conduzir a uma atitude mais radical, a atitude filosófica.
4. A atitude filosófica se decorre do quotidiano, não é todavia ao mesmo redutível. Não é fácil caracterizá-la, dada a enorme diversidade de aspectos que pode assumir. Vejamos apenas quatro aspectos que caracterizam a atitude filosófica:
O espanto. Aristóteles afirmava que a filosofia tinha a sua origem no espanto, na estranheza e perplexidade que os homens sentem diante dos enigmas do universo e da vida. É o espanto que os leva a formularem perguntas e os conduz à procura das respectivas soluções. Como refere Eugen Fink o espanto torna o evidente em algo incompreensível, o vulgar extraordinário.
A duvida. Ao filósofo exige-se que duvide de tudo aquilo é assumido como uma verdade adquirida. Ao duvidar este distancia-se das coisas, quebrando desta forma a sua relação de familiaridade com as coisas. O que era natural torna-se problemático. O que então emerge é uma dimensão inquietante de insatisfação e problematização. A reflexão começa exactamente a partir do exame daquilo que se pensa ser verdadeiro. Se nunca duvidarmos de nada nunca saberes o fundamento daquilo em que acreditamos, mas também jamais pensaremos pela nossa cabeça.
O rigor. O questionamento radical que anima o verdadeiro filósofo, não é mais do que um acto preparatório para fundar um novo saber sobre bases mais sólidas. A crítica filosófica é por isso radical, não admite compromissos com as ambiguidades, as ideias contraditórias, os termos imprecisos.
A insatisfação. A filosofia revela-se uma desilusão para quem quiser encontrar nela respostas para as suas inquietações. O que o aprendiz de filósofo encontra na filosofia são perguntas, problemas e incitamentos para que não confie em nenhuma autoridade exterior à sua razão, para que duvide das aparências e do senso comum. A única "receita" que os filósofos lhe dão é que faça da procura do saber um modo de vida. Não se satisfaça com nenhuma conclusão, queira saber sempre mais e mais.Carlos Fontes
esse texto fala sobre o que atitude essse texto emuto bom adorei ler ;luzia souza
ResponderExcluireu entendi que atitude filosófica não é uma atitude que se guia pelo senso comum; mas sim é uma atitude que desperta a curiosidade sobre o por quê que as coisas acontece; e a atitude filosófica tem vários aspectos que caracteriza ela, como: o espanto, a duvida, o rigor, a insatisfação, entre outros.
ResponderExcluirnome: Jefferson Silva de Souza peem "A"
atitude filosófica e caracterizada por varias formas. ex: espanto,duvida,rigor, insatisfação,expressao de sentimento, transmissão de ordem.Enfim, uma característica de atitude filosófica também e o caráter de cada um e o que demonstra o nosso valor.
ResponderExcluirwendevilson
Henrique Lima
eu acho que e dever de todo cidadao,ser curioso,questionar,perguntar o porque de algo!!!isto e uma atitude filosofica...
ResponderExcluirana paula cruz do couto.PEEN A .
E DEVER DE TODO CIDADÃO PERGUNTAR,QUESTIONAR,SER CURIOSO...POIS NAO DEVEMOS ACEITAR ALGO SO PORQUE FOI IMPOSTO...E SIM SABER O PORQUE FOI IMPOSTO...HOJE EM DIA E MAIS FÁCIL VER PESSOAS TENDO ATITUDES FILOSOFICAS{QUANDO OS SINDICATOS DE TRABALHADORES FAZEM GREVE EU ACHO QUE TODAS A GREVES SAO ATIYUDES FILOSOFICAS!!!
ResponderExcluirANA PAULA FREITAS CASTELO BRANCO.PEEN 'A'
Bom acredito q filosofia,sempre estara presente em nossas vida, seja em pensar,perguntar e ter curiosidade,que sempre estara filosofando. UANDERSON CUNHA DE OLIVEIRA *PEEM"A"*.
ResponderExcluirAjuda você a pensar e refletir sobre as coisas e não aceitar elas de qualquer jeito sem antes procurar o sentido delas.a filosofia deve explicitar idéias, deve mostrar com precisão e fidelidade o que pensamos e dizemos, deve vigiar a obscuridade, pois a obscuridade é um caminho fácil para o contentamento com a própria ignorância, para a sujeição aos hábitos e tradições. Outra parte importante da filosofia é o pensamento crítico: iolanda.peem a henrique lima
ResponderExcluira filosofia é bastante particular e é voltada a uma área de atividades incluídas crenças e valores que nem sempre são possíveis a assimilação e conscientização. A filosofia pode ser definida como um modo e de questionar a vida, com perguntas e afirmações complexas com muito subjetivismo. Segundo Platão um dos fundadores da filosofia ocidental, afirmava que o ato de admirar é a verdadeira característica do filósofo, admirar o que é belo consiste em criar uma imagem diferencial,iolanda peen A henrique lima
ResponderExcluirA filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão.Diversos filósofos deixaram seu nome gravado na história mundial, com suas teorias que são debatidas, aceitas e condenadas até os dias de hoje.é muitas vezes usada para descrever um conjunto de ideias, atitudes...rivania peem a henrique lima
ResponderExcluirFilosofia e uma forma de conhecer de falar de ser em por, por que filosofia esta no nosso dia-a-dia e todo filosofo esta disposto a conhecer mas e por isso que todo filosofo e o amante da sabedoria.
ResponderExcluirtemos que tomar exemplos de grandes filósofos que a filosofia esta em todo lugar!!! Nilzian Barbosa Filgueiras PEEM A
Eu Acredito Que Todos Nós Somos Filósofos . A Filosofia Estará Sempre Presente No Nosso Dia-a-Dia
ResponderExcluirA Filosofia Está No Ato De Pensar , Questionar , Duvidar .
Aluna : Terezinha
Escola : Henrique Lima
Peem : A
Filosofia e Pensar e Questionar . Duvidar
ResponderExcluir