Durante um mês este blog fez uma enquete perguntando se vale a pena o Brasil sediar a copa de 2014. Com 70% dos votos, os internautas disseram que não vale a pena. Eis alguns argumentos: sabemos que o Brasil vai receber os melhores jogadores do mundo para o que promete ser uma Copa do Mundo tão eletrizante quanto polêmica. O evento vai gerar empregos e obras de infraestrutura, mas também custará bilhões aos cofres públicos.
Temos um histórico de obras superfaturadas. A Vila do Pan-Americano do Rio, por exemplo, foi superfaturada em 1,8 milhão de reais, segundo relatório de 2009. Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, já foi acusado pelo Ministério Público de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. E ele também preside o Comitê Organizador da Copa de 2014.
Ocupando a 73ª posição mundial no Índice de desenvolvimento Humano (IDH) e com quase 10% da população analfabeta, o Brasil poderia usar os 20 bilhões de reais a ser investidos na Copa para solicionar demandas mais urgentes, em áreas como educação e saúde pública. Com esse montante, seria possível, por exemplo, construir mais de 400 hospitais-escolas.
Ainda há dúvidas sobre a capacidade do país de oferecer segurança aos turistas, aos atletas e à própria população. Os embates entre policiais e traficantes no Rio em novembro tiveram ampla repercussão negativa. Caso o país não seja capaz de garantir tempos de paz nas cidades-sedes, poderá queimar sua imagem no exterior e até perder o direito de realizar a Olimpíada de 2016.
O enorme fluxo turístico poderá provocar um caos aéreo. Segundo a Infraero, das obras em 13 aeroportos considerados estratégicos para a Copa, seis não estarão concluídas até lá. Embora a estatal garanta que será possível atender à demanda, um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP, diz que voos atrasados ou cancelados poderão chegara 43,9% em 2013.
Fonte: ME
Vale a pena o brasil sediar a copa de 2014?
ResponderExcluirNa minha opinião acho uma injustiça esse tipo de investimento,que no caso pra que investir tanto numa coisa que não vai traser nada de lucrativo,
Enquanto muitas pessoas estão passando fome,eles estão gastando com coisa surpefula,que o brasil ja não serve mais pra nanda como jogo isso deveria acabar.
cara quantas pessoas precisa de ajuda num hospital e não tem mais como se comsultar porque o hospital não tem mais com que atender sendo que não tem investimento todo dinheiro publico estar sendo jogado fora no lixo que isso e horrivel da nojo dessa gente
JUNIOR SANTOS TURMA 3
os maus gastos do dinheiro publico na vai reflete muito no brasil.o governo federal tem que avaliar todas obras de superfaturadas e tentar diminuir os gatos.esses dinheiros sendo gastos com todas essas obras teria que se investida na saúde publica e na educação.poderia ter uma macha contra copa em brasilia...
ResponderExcluir