Alunos da turma III do Projovem Urbano do Quinari, leiam este texto e outros que puder, assista ao vídeo abaixo e clique em comentário e faça suas sínteses integradoras.
Leiam o texto de LP -Página 93 - Mudanças que as tecnologias favorecem e o da página 292 de PC.
Outros porém consideram tecnologia , apenas as técnicas que utilizam os saberes formais da ciência.
O homem sempre fazendo experiências buscando encontrar aquilo que precisa para satisfazer suas necessidades aprendeu diretamente com a natureza, mas com o passar do tempo passou a usar os conhecimentos científicos e assim as invenções foram surgindo, como: as máquinas, os automóveis, o avião etc.
O desenvolvimento tecnológico não chega a todas as parte do mundo de forma igual, as classe menos favorecidas não terão acesso a esse mundo tecnológico na mesma proporção dos que detém um capital maior. Essas invenções possibilitam sim a vida de muitas pessoas, só que até onde a tecnologia vai influênciar na vida do ser humano!
A raça humana esta perdendo a sua privacidade e liberdade, a essência do ser humano está se perdendo com o tempo. Hoje o mundo global esta tomado por tecnologias.
Tecnologias e técnicas andam juntas. A tecnologia não esta só presente nos conhecimentos saber como funciona, mas também no que se vai construir. Por exemplo, o avião tem que suportar bem os passageiros e a agência de viagens tem que tratar bem os clientes, transmitir eficiência para os clientes é uma técnica.
A partir da leitura desse fragmento e de outros textos, você concorda ou discorda que a tecnologia hoje humaniza a cidade?
O CARTEIRO
Mário Prata
“Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou com um carta na mão, ante surpresa tão rude, nem sei como pude chegar ao portão. Lendo o envelope bonito no seu sobrescrito eu reconheci a mesma caligrafia que me disse um dia: estou farto de ti. Porém, não tive a coragem de abrir a mensagem. Porque, na incerteza, eu meditava e dizia: será de alegria ou será de tristeza? Quanta verdade tristonha a mentira risonha que uma carta nos traz. E, assim pensando, rasguei tua carta e queimei para não sofrer mais”.
A última gravação da música acima (Cícero Nunes e Aldo Cabral) foi feita magistralmente pela sempre impecável Ná Ozzetti, em Show. E canção me veio à cabeça com força total ao assistir a um curta metragem do Jacques Tati, de 1947, chamado Escola de Carteiros. Tem no DVD Curtindo Jacques Tati. Recomendo principalmente para quem nunca ouviu falar nele.
Mas vendo o Mon Oncle entregando cartas e ouvindo a Ná, comecei a pensar no carteiro. Hoje em dia o carteiro virou um mala. Um mala direto. Fico fora de São Paulo e quando volto, depois de um mês, tem um metro de correspondência. Avisos bancários, cobranças, ofertas, convites, convites, convites, mala direta direto. Carta, nenhuma. Carta que eu digo é aquilo escrito à mão, de alguém para alguém, contando as novidades, declarando seu amor, ou encerrando uma aventura. Já não se fazem mais cartas como antigamente. O fax e depois os mails acabaram com a carta.
Veja aquela letra: “quando o carteiro chegou e meu nome gritou”. Existia uma relação entre o carteiro e o destinatário (que palavra!). Você deve ter lido ou assistido O Carteiro e o Poeta. Aquilo sim, eram um poeta e um carteiro.
O carteiro fazia parte do nosso imaginário, das nossas esperanças, dos nossos amores. Escrevia-se cartas. Você pegava aquele papel de carta e sabia que ele foi manuseado lá longe, noutra cidade, noutro país por aquelas mãos que o redigiram. E não que digitaram. Era comum algumas cartas chegarem com uma manchas. Lágrimas que pingavam por emoção ou dor.
E hoje o carteiro é um mala. Oitenta por cento do que ele trás e jogado imediatamente no lixo mais próximo. Cada convite que jogo no lixo, sinto pena do carteiro. Ele caminhou quadras e quadras para me levar aquilo. Mas nada daquilo me emociona. Não recebo mais do carteiro uma comovente notícia de morte. Muito menos uma carta de amor.
Mais malas ainda se tornam os carteiros na época de natal, com aqueles cartões horrorosos de boas festas e um ano de paz e prosperidade. Desejar isso nos dias de hoje é uma gozação: no mundo e no Brasil. Deviam escrever: que em 2003 você segure todas. E o pior é o “junto aos seus”. Eu nunca sei quem são os meus.
Em época de eleições o carteiro fica insuportável com aqueles santinhos todos de deputados e vereadores. O mais engraçado é aquilo se chamar santinho e quando você olha para a cara do remetente (que palavra!), de santo não tem picas.
E, com a recente morte do Carlito Maia, o carteiro ficou ainda mais dispensável. Não nos traz mais cartas com flores no aniversário nem nos lançamentos de livros.
O carteiro tende a desaparecer totalmente da fase da terra dentro de – no máximo - 10 anos. Tudo chegará pelo computador. Tudo! Até as malas diretas do malas cheios de indiretas.
Ninguém mais escreve cartas ao coronel nem ao soldado raso. Ninguém mais tem coragem de escrever num papel o seu amor eterno (ou não) e assinar em baixo. E deixar duas gotas paralelas de lágrimas carimbarem a verdade no papel.
O carteiro está morrendo e com ele muito, mas muito mesmo de um outro mundo. De um mundo mais romântico, é claro. Onde a gente ficava no portão esperando pelo personagem, ansioso, apreensivo, tenso. E, depois de abrir a carta, sorrir ou chorar. É, a emoção não nos chega mais pelas mãos do carteiro e do porteiro.
Como já dizia o poeta lá de cima, “quanta verdade tristonha a mentira risonha que uma carta nos traz”. É Neruda, já não se fazem mais carteiros e nem poetas como na sua época.
O Estado de São Paulo - 12/02/2003
A tecnologia e muito inportante no nosso dia-dia.Mais tem muita gente que e prejudicadas nesas novidades tecnologica.
ResponderExcluirMais tem muitos pazes que ja tecnologia miuto avanada como japão.
ja ta tão boa que em niveu com outros paisses era ums dos melheres ata acontecer aquele dejastre.Mais mesmo eles são cheios de novidades.
Com essa notícia nos deparamos que a maioria dos jovens em vez de está se relacionando mais com o mundo em que vivemos está se relacionando mais com o mundo virtual, A tecnologia não traz a felicidade que podemos encontra no mundo normal.
ResponderExcluirPrecisamos da tecnologia sim, não tanto pra eaquecer do mundo. Atecnologia um dia pode sim humanizar uma cidade ou até mesmo o mundo um dia que eu acho difícil.
Maurício de Souza
Turma (3)
Tecnologia ea grande evolução
ResponderExcluirAgrande evolução da tecnologia no de correr ods anos e muito inportamnte .
Antigamente não exestia telefones,e nem selular, e televisão etc.
Dai pra ka evolução vem cresendo muito rapidamente por exnplo.
Educação os profesores podem usar a internet dentro de sala de quem diria que um dia nos pudesimos pesquisamos alguma coisa sobre oltro pais.
Ela nos facilita mais danbem .por oltro lado nos destancia do mmundo em que vivemos lado a lado com ser humano .
Sai na rua dizer um alo para um amigo.Conversamos com a galera para uma festa mais tem muito gente que so que saber das novas tecnologias como princiopal a intenet.
Tem muito jovens que nem saem de casa prefiram ficar trancadas em quatro paredes e ter doenças cronicas sem cura.
So por não ter contato com a realidade mais não podeemos mudar isso ja param para daqui alguns anos como vaõ ficar o mundo se nos não tomamos uma desizão.?
A Tecnologia Humaniza a cidade ?
ResponderExcluirA tecnologia de hoje em dia està cada vez mais avançada e esta trazendo muitas coisas boas pras pessoas a tecnologia quando se e usado pro bem ela te tras so coisas boas mas quando e usando pro mal ai se torna pior.
muitos dos jovens de hoje estão usando a tecnologia pra se espressa melhor ter mais coragem de fazer as coisas ai vai tornando cada vez mais sem cotrole de dominar a coisa.
começa a parecer que estar tudo bem mais ai não tem mais geito de dominar,mas ela se não souber usar a pessoa acaba fazendo besteira so usa a tecnologia pra fazer coisas erradas e por isso que devemos ter cuidado por que quando voce quer fazer em outro e sacaneia todo cuidado e pouco
JUNIOR TURMA 3
com o aumento da tecnologia e da globalização cresce o numero de pessoas que tem acesso aos meios de comunicação disponiveis como celulares,televisores,computadores e muitos outros que com a evolução e o passar do tempo tornam-se cada vez mais avançados em termo de tecnologia facilitando assim o acesso a esses meios de pessoas menos favorecidos de classes baixas mesmo que não possam ter acesso aaos meios de comunicação novos ou seja produtos lançados recentemente pelas industrias podem ter acesso aos produtos mais baratos ou produtos nmenos evoluidos muita das veses quem tem acesso aos meios de comunicação mais avançados principalmente computadores tornan-se pessoas isoladas das outras pois com a internet podem ter acesso a muitas coisas sem sair de casa ,podem ter muitos amigos virtuais que muita das veses nem se conhecem pessoalmente pois se torna mais facil fazer amigos pela internet causando isolamento das pessoas tornando o mundo menos humano afastando as pessoas umas das outras desumanisando a cidade
ResponderExcluirAdalberto da silva
tecnologia esta mudando nossa realidade como varios cursos de ensino.Cada veis mais facilita o ser humano.
ResponderExcluirVia bilizam novas formas de convivencias de trocas de mobilidade e de produção conjunta influindo na nosso maneira de qualperceber e atuar na realidade.Especialmente as redes eletronicas modifican profundamente o conceito de tempo e espaço. muitas atividades que antes demandavam o tenpo com deslocamento em grandes distancias , hoje podem ser resolvidas de qualquer lugar por meio das redes. Conrado - Turma 3
7 de julho de 2011 14:47
A tecnologia humaniza a ciddade
ResponderExcluirfalando sobre a tecnologia na cidade é uma coisa muita comum porque a tecnologia esta em todo os lugares do mundo melhorando o cotidianos das pessoas cada
ves mais,e por vez a tecnologia e tudo
aquilo que o homem cria paara ajuda-la a
resolver porblemas, poder se feramentas
tecnicas e conhecimento que ven modeficando o cotidiano em forma de tecnologia avançada que aumenta o conhecimento e a comunicação das pessoas por forma de computadores, telefones celular que estar sempre disponives em gualquer luga do mundo
A tecnologia esta presente em nosso dia a dia para melhora as nossas vidas
em relação ao meios de comunicação
Atecnologia não humaniza as pessoas; porque muitas gente passam o tempo na internetm e não fazem algo para ajuda a
comunidade ou mesmo uma visita para uma pessoa especial
Alécio santos dantas
turma 03