Movimento sou mais Quinari


Quinze entidades já formam o movimento sou mais Quinari, que objetiva mudar o nome do município de Senador Guiomard para Quinari. Embasados pela Constituição Federal que aponta mudança de nome por questões históricas, o movimento quer realizar um plebiscito para fortalecer a luta.
Quem falou ao ac24horas foi o comerciante Juarez Goulart, conhecido como Coleguinha, que encabeça o movimento. Ele diz que historicamente há duas teses de defesa à volta do nome histórico.
- Em 1930, Seringueiros que moraram na região colocaram o nome do local de Quinari Grande. Outra fonte é do Indigenista Mario Magalhães que civilizou um cacique por nome Benevonuto, que denominou o nome do lugar de Quinari, termo que significa terra de águas claras e límpidas.
O Movimento está organizando trabalhos escolares com a elaboração de redações, uma pesquisa por bairro e, por último, em parceria com o TRE, eles querem realizar um plebiscito. O município já tem eventos que entraram para o calendário do Estado que carrega o nome histórico como: o Qunari Folia, a Expo Quinari e outros.
- Nada contra Senador Guiomard Santos. Com a mudança queremos dar à Avenida Castelo Branco, o nome de Senador Guiomard. Ocorre que temos um sentimento de civilidade que clama por essa mudança, esperamos contar com o apoio de todos para conseguir esse sonho da cidade – comentou Coleguinha.
A prefeitura de Senador Guiomard também apoia a luta. O prefeito James Gomes colocou o jurídico do município à disposição das entidades para realizar os passos necessários para a mudança histórica.

Jairo Carioca - AC24horas
Share on Google Plus

About Ton Lindoso

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Hoje eu sou mas o meu senado guiomard por que hoje nos temos mas segurança com patrulhamento policial mas maquinas nas ruas dos bairros temos mas fextas temos uma boa iluminasao nos bairros hoje melhoro 80/ as coisas que nao tinha antis aqui.


    Antonio d Freitas

    ResponderExcluir