Confira abaixo dez dicas que podem ser usadas para que você não prejudique sua voz:1 - Beber bastante água, na temperatura ambiente, enquanto estiver falando. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração.
2 - Manter uma alimentação equilibrada, sem grande número de horas em jejum, mastigando bem cada alimento a ser ingerido.
3 - Usar roupas confortáveis e tecidos que absorvam a transpiração. Roupas leves e folgadas são ideais para quem trabalha com a voz.
4 - Procurar respirar corretamente, levando o ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não elevar os ombros e o peito como se fosse um pombo. É o abdômen que tem que se expandir como se estivesse cheio de ar.
5 - Evitar competir com os ruídos externos ou do próprio local de trabalho. Não aumentar o volume da voz para tentar superá-los.
6 - Falar pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero.
7 - Evitar tossir ou pigarrear; ao sentir necessidade, respirar profundamente pelo nariz e engolir a saliva várias vezes ou então beber água.
8 - Após ouso intenso da voz, permanecer em repouso vocal por algum tempo.
9 - Evitar fumar.
10 - Ter um sono regular, momentos de lazer e atividades físicas adequadas.
Fonte: Profª. Leslie Piccolotto Ferreira, professora titular da Faculdade de Fonoaudiologia e do Programa Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC de São Paulo
This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
0 comentários :
Postar um comentário